terça-feira, 27 de agosto de 2013

O IDOSO E A FAMÍLIA - Benção ou Peso?

Programação muito boa onde discutimos os desafios que a terceira idade enfrenta na sociedade, na família e com ele mesmo. Muita participação de todas, muitos testemunhos, muito crescimento,
muito aprendizado... "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça."
Salmos 92:13-15

Iniciamos com uma oração

Quebra-gelo ( A 1ª cena - dramatização de uma família que trata mal o seu idoso. A 2ª cena - dramatização de uma família exemplar, que sabe tratar e amar o idoso que tem na família)
Foram destacados os pontos negativos e os pontos positivos.

Foi lido o testemunho da missionária Edméia Willians, na verdade uma entrevista onde ela conta o seu testemunho, como se iniciou o trabalho desenvolvido no morro D. Marta no Rio de Janeiro. Uma pessoa foi a repórter.

Foi chamada duas pessoas idosas que falaram dos desafios de ser idoso na sociedade que vivemos.

A poesia: As Bem Aventuranças da revista Visão Missionária foi dividida em 4 partes para ser lida por 4 mulheres e assim ter a participação do maior número de sócias.

Foi distribuído papeis e as mulheres escreveram atitudes que gostariam que fossem adotadas para melhorar o relacionamento entre o idoso e o seus familiares. Ao final o dirigente chamou duas irmãs para que lessem todas as sugestões.

Foi lido o texto bíblico: "Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus.Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça." Salmos 92:13-15

O encerramento aconteceu com a poesia: A Diferença do Idoso e do Velho

Oramos
































DICAS PARA FALAR MELHOR



1. SEJA VOCÊ MESMO - Nenhuma técnica é mais importante que a sua naturalidade.

2. PRONUNCIE BEM AS PALAVRAS - Sem exagero.

3. FALE COM BOA INTENSIDADE - Nem alto nem baixo demais - sempre de acordo com o ambiente.

4. FALE COM BOA VELOCIDADE - Nem rápido nem lento demais.

5. FALE COM BOM RITMO - Alternando a altura e a velocidade da fala para manter aceso o interesse dos ouvintes.

6. TENHA UM VOCABULÁRIO ADEQUADO

7. CUIDE DA GRAMÁTICA - Pois um erro nessa área poderá comprometer a apresentação.

8. TENHA POSTURA FÍSICA CORRETA

9. TENHA INÍCIO, MEIO E FIM

10. FALE COM EMOÇÃO - Demonstre interesse e envolvimento pelo assunto.

Reinaldo Polito

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Programação Especial para os Homens




Momento de Oração com Gratidão

Momento de Cântico

Celebrai com Júbilo
Vem, Essa é a Hora da Adoração

Oração

1º Quebra-Gelo




CAIXA DE FÓSFORO

Solicita-se que dois ou mais competidores se apresentem no meio do grupo.
Cada um receberá uma caixa de fósforos, que deverá ser aberta somente com uma das mãos e, uma vez aberta, tirar um palito de fósforo e acendê-lo.
O primeiro que conseguir será o vencedor.

Obs.: Dois homens foram chamados para esse quebra-gelo.Foi surpreendente porque um deles conseguiu acender o fósforo, muito bacana.


2º Quebra-Gelo




HISTÓRIA SEM FIM

Um participante começa a contar uma estória (bíblica por exemplo), a qual será interrompida por palmas.  Imediatamente, o colega do lado dá
continuidade à mesma estória...

Obs.: Foram chamados três homens e realmente foi maravilhoso e surpreendente onde a história terminou. Deus usou muito esse momento.

PALESTRA




Após esse momento foi chamada a palestrante que trouxe uma mensagem bem pertinente ao tema. Inclusive vocês veram nas fotos várias pessoas com
papeis suspensos onde está escrito: NÃO SEI, CERTO E ERRADO. Como funciona isso: Algumas pessoas tinham recebido previamente algumas perguntas
que a palestrante em momento oportuno solicitava que fosse lida. Nesse momento a pessoas levantavam as folhas que estavam em suas mãos e assim colocar sua opinião a respeito. Nesse momento alguns que tinham desejo falavam.


Algumas perguntas: Homem  não deve chorar quando enfrenta crises de relacionamento? Passa uma ideia de fragilidade e falta de liderança?
Mulheres costumam fofocar mais que os homens? Se o menino apanha de um colega na escola, tem que revidar pra não ficar medroso, mas se a menina apanha, não deve fazer isso.
Bem, e por ai, foi...

Oração

Distribuição de um poesia para os homens

Dinâmica

Objetivo:
Conhecimentos pessoais.
Material:
Cartões com números diferentes.
Como Fazer:
a) Cada participante recebe um número que não deve ser mostrado para ninguém.
b) Dada a ordem, cada um vai procurar o número igual e não acha.
c) Comentam-se as conclusões tiradas. Somos únicos e irrepetíveis perante ao outro.
Palavra:
Lc 15.3-7 e Salmos 8



Cântico

Cria em Mim Ó Deus

Oração pelos homens


Lanche



Bem, pessoal, foi a primeira vez que a MCA fez uma programação para os homens. A verdade é que eles amaram, e nós também. Vou postar em outro momento apenas as fotos caso vocês queiram ver. Coloquei essa programação porque se alguém quiser usar essa sugestão para nós será uma honra. Lembrando que tem homens que foram pela primeira vez a igreja e que comentou que não deixa mais de ir a igreja porque amou. Deus seja louvado!